Ônibus Lilás: agenda e convite para eventos

Unidade móvel de atendimento, o Ônibus Lilás percorre, com equipe da Assessoria de Direitos Humanos, semana a semana, áreas das 10 Administrações Regionais, reforçando os territórios vulneráveis ou bastante frequentados da cidade.

Também atende convites de outros interessados. A agenda da unidade móvel é contínua.

Combate à violência

Esse trabalho itinerante está direcionado à divulgação dos principais Direitos das mulheres em geral, e quais são as ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, disponíveis em Curitiba.

As informações vão desde números de emergência, possibilidade de abrigo temporário (quando é obrigada a deixar a casa), até o contato da Patrulha Maria da Penha, que acompanha casos de mulheres com medidas protetivas da Justiça.

Orientação número 1

Nos atendimentos, a principal orientação às mulheres vai na mesma direção: é preciso estar alerta para procurar ajuda diante de atos de violência.

Mais que tudo, nunca ficar calada, especialmente quando vive situações frequentes de violência em casa ou por parte de alguma pessoa da família.

Aliás, a unidade móvel conta com salas, que garantem a discrição (além do sigilo), no atendimento e até encaminhamentos necessários e adequados a mulheres em situação de violência.

Acolhimento e proteção

A mulher em situação de violência deve saber que, ao procurar a rede de atendimento especializado, vai encontrar acolhimento e inclusive proteção (também para seus filhos) contra o(s) autor(es), na Casa da Mulher Brasileira de Curitiba.

As ações preventivas, com a unidade móvel, são para informar e conscientizar, também os homens interessados neste tema, e estão vinculadas ao trabalho da ADH com a Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência.

Ruas, empresas, escolas

Além da conversa, no Ônibus Lilás há distribuição de materiais impressos, que tratam dos Direitos da mulher e de como é fazer o enfrentamento às violências contra as mulheres. Isto inclui a denúncia de algum caso.

A unidade não atende somente ruas de fácil acesso nas 10 Regionais de Curitiba. Também participa de eventos, indo até empresas, escolas e demais locais que solicitam esta ação. A data é marcada de acordo com a disponibilidade de agenda.

As estatísticas de casos

Essas ações têm grande importância, diante das estatísticas policiais e dos serviços de assistência social especializados, pelo número de notificações de casos de violência contra a mulher. O quadro das inúmeras ocorrências motiva a preocupação também com o feminicídio.  

 Lembra o Agosto Lilás

Ainda que o programa seja anterior à lei, Ônibus Lilás faz lembrar o Agosto Lilás, previsto em iniciativa legislativa do Senado, promulgado como Lei Federal n.º 14448/2022.

O texto define que estados e municípios devem promover ações informativas e de conscientização sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, durante todo aquele mês. Em Curitiba esta é uma ação sem interrupção.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conheça abaixo os locais de atendimento do Ônibus Lilás, nas quatro semanas de março:

Agenda mês a mês

    

DATA

HORA

REGIONAL

LOCAL

08/03

10h às 15h

Matriz

Praça Rui Barbosa

 

15/03

8h30 às 12h30

Matriz

Praça Solidariedade

22/03

 

Portão

 

26/03

10h às 14h

Matriz

Largo da Ordem

28/03

9h às 12h e

13h às 16h

Pinheirinho